logo friendsbee slogan
  • nossa plataforma
    • benefícios
    • como funciona
    • por que a friendsBee?
    • privacidade
    • nossa origem
  • educação emocional
    • palestras
    • programas
  • BeeBlog
  • nossa plataforma
    • benefícios
    • como funciona
    • por que a friendsBee?
    • privacidade
    • nossa origem
  • educação emocional
    • palestras
    • programas
  • BeeBlog
FALE COM A GENTE
logo friendsbee slogan
FALE COM A GENTE
  • benefícios
  • como funciona
  • por que a friendsBee
  • privacidade
  • nossa origem
  • agora na friendsBee
  • educação emocional
  • BeeBlog
  • fale com a gente
Menu
  • benefícios
  • como funciona
  • por que a friendsBee
  • privacidade
  • nossa origem
  • agora na friendsBee
  • educação emocional
  • BeeBlog
  • fale com a gente

CNV pode ajudar a viver melhor e expandir a consciência!

Wania Moares

Wania Moares

Master Coach há 11 anos, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta e Resiliência. Coautora de 5 livros. Colunista da Revista Cloud Coaching. Co-facilitadora dos Grupos de Estudos em Liderança Espiritualizada e CNV, na ABRH-SP.
  • em março 22, 2021
Comunicação Não Violenta

A CNV foi criada por Marshall Rosenberg, pois em sua tenra infância já observava e se perguntava o porquê das pessoas terem uma forma de agir pouco compassiva, se a natureza do Ser Humano é compassiva. Nesse sentido Marshall deixou um grande legado até 7/2/2015, quando da sua morte. Assim, vejo como uma forma de honrá-lo e homenageá-lo escrevendo para friendsBee sobre como a CNV pode nos impactar positivamente.

A CNV tem como premissa contribuir para que possamos ter uma vida, consigo mesmo e com o outro, com mais sintonia e conexão. Ela nos ajuda a dar um mergulho interno e verificar como nos maltratamos diante das situações e consequentemente acabamos por ser intolerantes com o outro. No entanto, é mais fácil ser tolerante com um amigo do que consigo mesmo.

Conhecendo os próprios sentimentos e emoções

Primeiramente, uma das formas de buscarmos essa conexão consigo mesmo é aprender a lidar com nossos sentimentos, o que não nos foi ensinado na grande maioria das vezes. E não foi porque nossos pais também não sabiam e não questionavam. Com isso, hoje muitos de nós adultos não sabemos lidar com as emoções e acabamos por magoar, ferir a nós mesmos ou ao outro, sem que necessariamente tenhamos consciência do próprio comportamento.

Aprender a lidar com as emoções tem a ver com a capacidade que eu tenho de perceber como meu corpo reage diante de uma situação de estresse, o que sinto e o que penso.

Aprender a equilibrar o pensar, sentir e agir é o segredo para uma vida mais equilibrada.

O primeiro passo é exercitar a autoempatia e a autocompaixão e não sair se culpando porque fez algo que não gostaria, pois não vai resolver nada. O primeiro sinal que recebemos vem, como disse acima, do nosso corpo. Em outras palavras, ele avisa antes mesmo da nossa mente perceber. Eu costumo dizer que nosso corpo é soberano. Eu preciso perguntar para mim mesmo o que está acontecendo comigo, o que estou pensando, o que estou sentindo, o que é importante para mim.

E como faço isso? Tendo a clareza dos sentimentos. Você sabia que temos mais de 100 sentimentos diferentes mas infelizmente só aprendemos alguns, como raiva, alegria, nojo, tristeza e o medo? Se você estiver lembrando do filme Divertida Mente faz sentido. Fazer essa conexão consigo mesmo antes de sair por aí dizendo “suas verdades” ou “se culpando”, vai ajudar você a ter uma vida emocionalmente, mentalmente e fisicamente mais equilibrada e feliz.

Nossas necessidades básicas

O próximo passo, depois de identificar os sentimentos, é perceber que necessidade sua não está sendo atendida. Contudo, este é outro elemento que também não aprendemos a identificar em nossa vida. Tem uma frase do Marshall que é excelente:

“Todo conflito nasce de uma necessidade não atendida”.

O mais interessante é que temos 26 necessidades básicas universais e na maioria das vezes a nossa necessidade é a mesma do outro, só não sabemos expressar da melhor forma e aí os conflitos nascem.

Assim, quando temos a clareza dos sentimentos e das necessidades a serem atendidas, podemos formular um pedido a nós mesmos e ao outro para atender a essas necessidades.

Vale lembrar que pedir não é exigir e nem condicionar! Mas estar aberto a ouvir um “não” do outro, o que também não aprendemos, pois quando o outro me diz não, tendemos a achá-lo egoísta.

A CNV nos ajuda a sair dos próprios erros e dos erros do outro para ambas as necessidades não atendidas e, assim, buscarmos de uma forma positiva, favorável e que nos faça ter relações intra e interpessoais mais gratificantes.

Top dicas

Vou deixar abaixo 10 ações que você pode fazer para exercitar a CNV. Essa lista nos foi solicitada pelo Centro de Comunicação Não Violenta* para divulgar e contribuir para a paz interna, interpessoal e organizacional.

1. Passe algum tempo todos os dias refletindo calmamente sobre como você gostaria de se relacionar consigo mesmo(a) e com os outros.

2. Lembre-se que todos os seres humanos têm as mesmas necessidades.

3. Cheque sua intenção para ver se está tão interessado(a) no bem-estar dos outros quanto no seu.

 4. Quando pedir a alguém para fazer algo, cheque primeiro se você está fazendo um pedido ou uma exigência. (Você estaria OK se recebesse um “não” como resposta?)

5. Ao invés de dizer o que você NÃO quer que alguém faça, diga o que você QUER que a pessoa faça.

6. Ao invés de dizer o que deseja que alguém SEJA, diga que ação gostaria que a pessoa fizesse que você espera e irá ajudá-la a ser daquele jeito.

7. Antes de concordar ou discordar com as opiniões de alguém, busque se sintonizar com o que a pessoa está sentindo e precisando.

8. Em vez de dizer “Não”, diga que necessidade sua o(a) impede de dizer Sim.

9. Se você está se sentindo chateado(a), pense que necessidade sua requer atenção e o que você poderia fazer para se conectar com essa necessidade, em vez de pensar sobre o que está errado com os outros ou com você.

10. Em vez de elogiar alguém que fez algo que você gosta, expresse gratidão dizendo de que forma o que ele(a) fez ou falou o(a) tocou.

Conclusão

Lembrando que a CNV não é técnica ou ferramenta, mas sim uma forma de viver a vida. A CNV é uma das formas de buscarmos o autoconhecimento e expandirmos nossa consciência.

*“O Center for Nonviolent Communication (CNVC) gostaria que houvesse uma massa crítica de pessoas usando a Comunicação Não-violenta para que todos tenham suas necessidades atendidas e resolvam seus conflitos de forma pacífica. Gary Baran & CNVC. O direito de reproduzir gratuitamente este documento é aqui concedido.”

****************************************************************************

Wania é Master Coach há 11 anos, palestrante motivacional, desenvolvedora e facilitadora de oficinas e workshops, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta e Resiliência, Analista Comportamental e de Liderança, Constelação Sistêmica, Mediação de Conflitos e Consultora em Liderança Sociocrática. Coautora de 5 livros. Colunista da Revista Cloud Coaching. Co-facilitadora dos Grupos de Estudos em Liderança Espiritualizada e CNV na ABRH-SP. MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos, Pós-graduanda em Neurociência na Psicologia Aplicada, Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos em carreira corporativa, com vivência em 5 fusões aquisições.

Instagram: @waniamoraestroyano

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/wania-moraes-troyano-a0437b

e-mail: [email protected]

site: https://www.estacaolideranca.com.br/

Imagem de Prawny ✨

Compartilhe



outros artigos recentes

Exaustão emocional causa infelicidade

Exaustão emocional, a obrigação de ser feliz

A vida não é o reino da fantasia das fotos publicadas nas redes sociais. Não somos felizes o tempo inteiro, e tudo bem! A pressão pela felicidade causa exaustão emocional. É preciso manter um espaço psíquico para elaboração de medos, angústias, perdas e para lidar com sensações de incapacidade, cansaço, frustração. Assim desenvolvemos a capacidade de superar os obstáculos da vida com serenidade.

Ler mais »
5 de julho de 2024
O Homem Contemporâneo

O papel do homem na sociedade contemporânea

Cada experiência, cada pessoa com quem convivemos, cada história que ouvimos nos oferece uma janela para realidades fora de nossa bolha. Como homens, podemos iniciar essa transformação refletindo sobre nossos preconceitos e comportamentos, reconhecendo que fazemos parte de uma sociedade que perpetua certas injustiças.

Ler mais »
6 de maio de 2024
Violência Doméstica, Assédio Moral... vítima? Não mais!

Violência Doméstica, Assédio Moral… vítima? Não mais!

Alice relata, em 1a pessoa, a sua história de abuso, primeiro do marido e depois da chefe, e de como ela se descobriu em meio à toxidade destas relações. De vítima à protagonista!

Ler mais »
25 de março de 2024
Zona de Conforto

Na Zona de Conforto para a Felicidade

“zona de conforto” é um lugar seguro, um refúgio, sensação de um abraço de mãe, um lugar de acolhimento, definitivamente um bom lugar para se estar, mas parece que não podemos. Será mesmo?

Ler mais »
2 de fevereiro de 2024
Diversidade, Equidade, Inclusão

Diversidade, Equidade, Inclusão e os impactos na Saúde Mental

Diversidade não é fim, mas meio. Para que seja positiva para as pessoas e para as empresas, é preciso que as diferenças sejam respeitadas e consideradas. Sentir-se incluído é o combustível interior do engajamento. Ganham as pessoas, ganha a empresa, ganha a sociedade. Como fazer isso, é o que aborda este artigo.

Ler mais »
12 de novembro de 2023

Qualidade de Vida e Saúde Emocional no Mercado de Trabalho

Passado 1 ano da pandemia, as empresas querem a volta ao escritório, mas os profissionais resistem. Nesta disputa de forças, perdem ambos. A empresa sofre com a rotatividade e baixa produtividade e as pessoas, com transtornos mentais. Vamos analisar os 2 lados!

Ler mais »
6 de setembro de 2023

friendsBee, polinizando o bem.

friendsBee, polinizando o bem.

benefícios
como funciona
por que a friendsBee?
privacidade
nossa origem
agora na friendsBee
educação emocional
BeeBlog

fale com a gente

benefícios
como funciona
por que a friendsBee?
privacidade
nossa origem
agora na friendsBee
educação emocional
BeeBlog
fale com a gente