Home Life, saúde mental na quarentena

Home Life, saúde mental na quarentena

É preciso saber viver, já cantavam Roberto Carlos na década de 60 e o grupo Titãs na década de 90, é o que se chama de música atemporal, o que a faz ser tão pertinente ainda hoje.

Em tempos de pandemia, quarentena mundial, nós estamos obrigados a fazer tudo de nossas casas, é o que denominei de Home Life. Nada menos que 100% do tempo em família ou consigo mesmo, para aqueles que moram sozinhos. O que poderia ser considerado um sonho, se transformou num pesadelo e, com isso, surgiu uma questão predominante em todas as mídias “Como manter a saúde mental na quarentena?”. 

O fato é que a saúde mental vem se deteriorando de longa data, tanto que o tema tem sido capa de revistas de grande circulação e das dedicadas à área de Recursos Humanos. Só no Brasil o afastamento do trabalho por burnout cresceu 114% em 2018.

Foi neste cenário que nasceu a friendsBee, startup cujo Propósito é Construir um mundo mais feliz, cuidando da Saúde Emocional na origem e, assim, prevenindo doenças físicas e transtornos mentais. Como analogia, atuamos tal qual a válvula da panela de pressão. Se entupida, a panela estoura causando um grave acidente. O mesmo se dá conosco. O acúmulo do sentimento de angústia causa pressão em nosso físico e na mente, estourando em algum momento, seja em uma simples dor de cabeça até uma úlcera, AVC, depressão, burnout

A friendsBee proporciona um espaço seguro, anônimo e confidencial para que as pessoas possam expor suas angústias sem ressalvas. Nós adultos contemos muito as emoções e guardamos os sentimentos, o que nos prejudica. Em pesquisa que realizamos, identificamos que os três principais motivos para isso são: medo de julgamento, vergonha e o receio de que o que eu contar pode ser usado contra mim no futuro. É como dizia o poeta Mário Quintana “Não te abras com teu amigo que ele um outro amigo tem”.

A quarentena desorganizou a rotina e trouxe todos os papeis da vida para dentro de casa, com um agravante, o medo. Medo de perder o emprego, de perder os clientes, de não conseguir trabalhar e pagar as contas, de perder as economias no caos do sistema financeiro, de adoecer, de perder entes queridos.

Todo medo vem da incerteza do futuro, causando ansiedade. Eu tomo o medo como realidade potencial e me imagino vivendo esta realidade.

Para lidar com esta situação a primeira parte a se organizar é a da própria cabeça. Entender o que é fato e o que é imaginação. Entender quais são todos os papeis que você vai desempenhar dentro de casa e organizar sua vida para dar conta deles, lembrando que o papel mais importante é aquele que você tem consigo. É como em turbulência aérea, onde primeiro você deve pôr a máscara em vocêDefina o tempo que você vai dedicar a você para se restaurar do cansaço físico e emocional. Eu, por exemplo, tiro uma horinha pra jogar homescapes. Sugestivo o nome, não?

São muitas as situações possíveis na sua casa e o desafio é o de conciliação dos papeis, lembrando que quando moramos com outras pessoas que também vivem diversos papeis na sociedade, inclusive as crianças, há que se criar um ambiente onde todos possam coexistir em harmonia. Sei que não é fácil, mas é necessário. Sugiro que se você que está lendo este artigo não é o mais organizado, o mais prático da família, proponha àquele que é este exercício. Pode ser feito de forma lúdica com as crianças, que vão entendendo a cada papel que os pais escrevem, como o tempo deve ser dividido e deve ser respeitado. 

Esta é de fato o que podemos chamar de oportunidade única e tão sonhada de estarmos em casa. Aproveitemos!

************************************************************

Andréa Destri, fundadora e presidente da friendsBee, saúde emocional, atua como Conselheira na BPW/SP, Mentora ABRH/SP e Membro da Comissão de Pessoas do IBGC

foto: freepick ✨

Compartilhe



outros artigos recentes

Planejamento de Carreira

A pandemia e o desejo de mudar de carreira

Você tem se perguntado a razão de não estar feliz no trabalho? Saiba, você não está só. São 46% de profissionais que pensam em mudar de emprego ou carreira neste ano. É super natural sentir medo de uma mudança radical. Venha mergulhar nesta reflexão, entender a sua insatisfação e descobrir caminhos para mudar e ser mais feliz.

Ler mais »
Segurança Psicológica

Segurança Psicológica de Times – O Novo Ovo de Colombo?

Temos nos deparado com altos e preocupantes índices de rotatividade, escassez de profissionais qualificados, pedidos de desligamento em massa e burnout. As relações de trabalho devem mudar para se adequar às expectativas das pessoas. O principal princípio? Segurança Psicológica! Vem com a gente.

Ler mais »

friendsBee, polinizando o bem.

friendsBee, polinizando o bem.