Nossa História – perspectiva de passado, presente e futuro

Gosto de acreditar que o passado reserva uma enorme oportunidade de ensinar o que realmente importa e é muito valioso para nós. Mas observo que frequentemente quando pensamos no passado, criamos imagens perfeitas para tudo que poderíamos ter feito e que obviamente não fizemos.

É verdade. Em contrapartida pondero que é muito fácil julgar, condenar nossos atos depois de feitos, difícil mesmo tem sido reconhecer que quando agimos, fazemos o melhor que conseguimos. E é nessa perspectiva que quero refletir sobre os aprendizados que todas essas lembranças trazem desse tempo que se foi. 

Na medida que conseguimos reconhecer, acomodar, aceitar, integrar o passado e reverenciar a sabedoria que ele nos revela, abrimos espaço para que nossas forças se apresentem mais e mais. Um jeito também de assumir que você estava ali o tempo todo. Você que foi o grande criador de toda essa trama que é a sua história.

Não podemos mudar o passado, afinal ele já se foi. Mas, no hoje, encontramos a chance de fazer por mais um dia o melhor que conseguimos. Podemos buscar mais presença em nosso agir, mais convicção, mais sabedoria, mais coerência entre o que queremos e o que sentimos. E, possivelmente, quando ele se tornar passado, teremos um tanto mais de orgulho de tudo que realizamos.

Gosto de incrementar o presente com a inspiração do futuro.

Essa provocação mostra que o que almejamos precisa ser iniciado e cuidado antes de nascer. Plantamos ações todos os dias desse futuro que sonhamos. Se quero ter saúde e longevidade preciso cuidar da minha alimentação, do meu sono, da minha qualidade de vida, hoje! Se quero comprar algo valioso e não tenho o montante necessário, preciso poupar desde hoje para um dia viabilizar esse tão esperado sonho.

O que quero dizer é que a realização dos milagres que tanto esperamos é feita por nós, a cada dia.

Cada história é única, não tem erros nem acertos. Ela reúne muitas lições aprendidas e ótimas oportunidades para se conhecer bem, se aceitar mais e se fortalecer a cada passo. Um caminho possível para você seguir em frente fazendo o que precisa ser feito da melhor forma, aprendendo e reverenciando seus passos de ontem, consciente no “aqui e agora” e nutrido de toda esperança pelo amanhã.

Para refletir:

– Quais são os aprendizados do seu passado?

– Como você percebe a sua vida hoje?

– Qual tem sido a sua contribuição hoje?

– O que gostaria de mudar no seu contexto atual?

– Que vida sonha para você?

– O que tem feito para alcançar os milagres que deseja?

Aline é co-autora do livro “Autoconhecimento: Uma Jornada de A a Z” , onde aprofunda o tema deste artigo: https://www.amazon.com.br/Autoconhecimento-jornada-Craveiro-Carlos-Fran%C3%A7a/dp/8580884497/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=autoconhecimento+uma+jornada+de+a+a+z&qid=1604519384&sr=8-1

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter


ver outros artigos

A felicidade em ser você,

A felicidade reside em ser você e não o que outros esperam de você. Não é simples, não é fácil, mas Ser Você é o único caminho para ser feliz.

Ler mais »
Dor como Segregadora Social

Dor como Segregadora Social

O mundo parou, sim, literalmente todos fomos forçados a parar de alguma maneira. Parar de trabalhar porque férias coletivas foram dadas, ou porque perdemos o

Ler mais »

friendsBee, polinizando o bem.

friendsBee, polinizando o bem.